Este blog surge não somente de um desejo,
mas de algo que emerge de dentro do meu ser,
está vontade de escrever e através dela
me isolar, me encantar, chorar, alegrar-se, diverti-se.
Então por que não compartilhar meus versus mudos
com todos aqueles que possuem versus mudos dentro de si?

Sobre mim!!!

Minha foto
Quem sou eu? Para uns sou amiga, companheira... Para outros inconstância, estressada... Para você serei o que queres que eu seja, pois nós devemos ser tudo aquilo que devemos ser, e eu ainda estou em busca do meu verdadeiro ser! Pois sou amiga, companheira, estressada, mas inconstante... Estudante do 8º semestre do curso de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, sou amante da escrita desde pequena. Nela encontro uma forma de me esconder, interagir, sonhar. Refúgio de momentos de fúria, de tristeza, mas também de alegrias. Queres saber mais sobre mim? Então descubra através dos meus versus mudos...

sábado, 12 de setembro de 2009

Você conhece esse "cara" e sua teoria?



Howard Gardner,


Nascido em Scranton, Pennsylvania, é um psicólogo cognitivo e educacional norte-americano, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas, que mostra que a inteligência é composta de pelo menos oito competências: lógico-matemática, lingüística, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, musical, espacial e naturalista.



Dia 18 de agosto de 2009, tive o imenso privilégio de assistir uma palestra dirigida por ele num projeto chamado Fronteiras Braskem do Pensamento, um curso de altos estudos em forma de um ciclo internacional de debates sobre a cultura contemporânea mundial.
Para alguns que não o conhecem, não sabem a importância que o estudo dele faz para a construção de uma formação acadêmica no curso de Pedagogia, nas áreas de Educação e também para outras áreas. Ele é simplesmente fantástico. Falar das inteligências que ele se refere nos seus estudos, é de extrema importância para entendermos que nós não somos “dotados” de uma única inteligência, como a visão tradicional de outrora. Essas inteligências nos possibilitam entender atitudes das crianças no âmbito educacional, assim como suas habilidades para determinada coisa. Gardner, diz que no ensino existem duas, poderíamos chamar de ações, muito importantes:



1. Individual
2. Pluralizar



Gardner diz que o ensino deve ser individualizado a cada criança, ou seja, ele não quer dizer que o educador deve dividir em sessões o ensino para a criança ou deixá-la diante de aulas particulares, o que ele quer dizer é que o professor deve reconhecer cada inteligência na criança para que ele possa mediar a construção desta inteligência, ou melhor, ajudá-lo a desenvolver cada habilidade que a criança demonstra ter, pois ninguém tem uma inteligência igual a de ninguém.
Quanto a pluralizar, ele diz que o ensino deve ser múltiplo, ou seja o educador deve fazer inúmeras atividades diferentes em sala de aula. Sua atuação não pode ser estanque, nem ficar limitada a atividades únicas, ligadas somente aos livros didáticos. O educador deve ser capaz de superar-se e ressignificar tudo aquilo que é imposto ou colocado.



Para mim, foi uma experiência única ter assistido sua palestra e estudar sua teoria, além de estar buscando e descobrindo coisas novas que considero importante para a minha área – Educação. Vale a pena conferir e ler assuntos relacionados as inteligências múltiplas.
Segue um site para os interessados:




http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=9758


bjs, até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Pensamento do dia!!!